Higiene

Cuide-se: higiene

“O ideal é limpar tudo com água sanitária. As superfícies que não possam receber esse desinfetante devem ser limpas com álcool 70%, aquele mais comum de limpeza”, orienta Jamal Suleiman, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A recomendação do médico é limpar de uma vez a duas vezes por dia o local onde a pessoas está trabalhando. Quem estiver trabalhando no sofá de casa ou em uma mesa de uso comum dos demais moradores, por exemplo, deve dar uma atenção especial a esses locais, assim como ao computador e outros dispositivos eletrônicos. O médico destaca que a limpeza, principalmente dos locais mais usados da casa, deve ser feita pela própria pessoa ou pela família e dispensar qualquer pessoas que trabalhe na residência. Pesquisadores avaliaram o tempo de permanência do vírus em diversas superfícies sólidas e também no ar e constataram que o novo coronavírus sobrevive até três horas no ar e sete dias em alguns plásticos e superfícies metálicas, dependendo de fatores como umidade, localização, ventilação entre outros. 

Outro ponto importante é tomar cuidado com os objetos que trouxer da rua. “Saia o mínimo possível para fazer compras, veja o que precisa e vá uma vez por semana. Ao sair, lave as mãos, ao voltar lave as mãos de novo. Não é necessário lavar as embalagens e afins”, diz o infectologista. O especialista explica que o mesmo se aplica às roupas. “não é necessário se despir e tomar um banho de álcool gel antes de entrar em casa, mas, não devemos chacoalhar as roupas. Ao chegar em casa, troque e coloque-as no cesto de roupa suja, sem necessidade de produtos especiais na lavagem”.

Quais os produtos de limpeza mais eficazes contra o coronavírus?

Água e sabão? Álcool em gel? Afinal, o que usar para manter a higiene em tempos de pandemia?

De acordo com infectologistas, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação. Além desses, produtos de limpeza com cloro e até mesmo o álcool líquido, com porcentagem menor, são efetivos.

 

Veja a lista de produtos que são tiro e queda contra o coronavírus:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro
  • Limpadores multiuso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido)
  • Detergente
  • Sabão

Tanto álcool quanto o sabão são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. No caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado para higienizar o corpo por ser o mais efetivo. Na mão, a limpeza precisa ser imediata.

Compartilhe!